top of page
  • BURITI

    Fruto rico em vitamina A, B e C. Fornece cálcio, ferro e proteínas. O buriti possui sabor adocicado.

Dos frutos do buriti – um coquinho amarronzado que, quando jovem, possui duas escamas que vão escurecendo à medida que amadurecem – aproveita-se a polpa amarelo-ouro, altamente nutritiva, que envolve o caroço do fruto. Para extraí-la é preciso, antes, amolecer as escamas por imersão em água morna ou abafamento. Com ela são preparados os doces e outros subprodutos tradicionais; a paçoca, que é uma mistura das raspas com um pouco de farinha de mandioca com rapadura. A polpa pode ser também congelada, sendo utilizada praticamente da mesma forma que a polpa fresca. Com ela produzem-se diferentes tipos de sorvetes, cremes, geléias, licores e vitaminas de sabores exóticos e alta concentração de vitaminas A e C.

De acordo com estudos realizados na Universidade de Campinas (Unicamp) em conjunto com a Embrapa, a polpa do buriti apresenta um dos mais altos teores de vitamina A encontrados naturalmente na biodiversidade brasileira. Dela extraí-se um óleo de cor vermelho-sanguíneo que é comestível e também riquíssimo em vitamina A, utilizado, popularmente, contra queimaduras, de efeito aliviador e cicatrizante.

Também comestível e saboroso é o palmito extraído do broto terminal da planta. Seu estipe fornece, por incisão, uma seiva adocicada que, além de matar a sede, contém 93% de sacarose; assim, quando fermentado, esse líquido transforma-se no chamado “vinho de buriti”.

dados nutricionais do buriti

*Dados correspondentes a 100 gramas

Minerais no buriti:

Cálcio (mg): 156,00

Magnésio (mg): –

Manganês (mg): –

Fósforo (mg): 54,00

Ferro (mg): 5,00

Vitaminas no buriti:

Retinol (cmg): 4104,00

Tiamina (mg): 0,03

Riboflavina (mg): 0,23

Niacina (mg): 0,70

Vitamina C (mg): 26,00

Lipídios totais (g): 8,10

bottom of page