top of page

As variedades de cupuaçu conhecidas e exploradas comercialmente estão agrupadas conforme o formato dos frutos:

  • Cupuaçu-redondo - fruto com extremidades arredondada, peso médio de 1,5 kg, sendo o tipo mais cultivado na região amazônica.

  • Cupuaçu-mamorana - fruto com as extremidades alongada, pesando em média 2,0 kg. 

  • Cupuaçu-mamau – também conhecido como “sem-caroço”, tem formato semelhante ao cupuaçu-redondo, caracteriza-se por não apresentar sementes. O peso médio do fruto é de 2,5 kg, chegando a atingir 4,0 kg.

Os frutos surgem de janeiro a maio, o cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre.

Quando maduro, o cupuaçu simplesmente cai. A polpa, carnuda envolve a semente, depois de processada, a polpa do cupuaçu é congelada, e mantem suas caracteristicas por muito tempo.

bottom of page