

Voce é nosso visitante nº
AMAZON ICE







O açai é uma espécie nativa da várzea de toda região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colômbia e no Equador. A Festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí.
O açaí é um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Os estados do Pará e Amazonas, no Brasil, são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial. O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.
O açaizeiro é semelhante à palmeira-juçara da Mata Atlântica, podendo chegar até uns 20 metros.
O açai é uma espécie com muitas variedades, assim como a banana por exemplo, tema banana terra, banana maçã, etc..., as variedades mais tradicionais no Brasil são os chamados popularmente de "pé solteiro"( figura à cima), açai de touceira "ou de planta"(figura à baixo) assai açú ( figura à direita), etc...
Ao lado esquerdo vemos uma foto de mudas de açai, com a explosão de vendas dos subprodutos do açaizeiro, criou-se uma demanda acima do que a floresta poderia oferecer, criando assim um novo mercado de produção dessa planta, com sementes melhoradas, para alta produção de frutos.